sexta-feira, 6 de março de 2009

Top 30 Quadrinhos: 01º

Aêêê! Finalmente chegamos ao fim do Top 30, espero que tenham gostado!



01
MACANUDO VOL. 01
Liniers (Zarabatana Books)

Antes de sua chegada ao Brasil, pela editora Zarabatana, Liniers já era um pequeno fenômeno da Internet brasileira, sendo constantemente linkado em blogs, twitter e listas de discussão. O sucesso de suas tiras, publicadas originalmente pelo jornal La Nación se deve ao caráter atemporal e emotivo impresso em cada quadrinho. Liniers aborda em Macanudo questões inerentes a qualquer pessoa em qualquer momento ou local.
Isso não significou, contudo, um afastamento de suas origens. Ainda estão presentes em Macanudo, sua principal obra, a melancolia de Buenos Aires, as paisagens geográficas do país, como a Patagônia, entre outros detalhes. Os temas que interessam a Liniers são a subjetividade dos relacionamentos, a busca pela felicidade, o embate entre o concreto e o efêmero. Tudo isso contado de maneira prosaica, muitas vezes simplória, mas não menos tocante.
O uso que faz da tradicional tira também surpreende. O autor utiliza diversos enquadramentos, inventa novos quadros, experimenta, fugindo do formalismo dos três quadros. Seu traço também contribui para um tom emotivo da HQ. Parece que estamos lendo um livro infantil ilustrado. A Zarabatana conseguiu fazer um grande rebuliço no lançamento deste primeiro volume da mais famosa série do autor argentino. Ele esteve em São Paulo no final de outubro para divulgar o livro e sua estadia foi bem comentada e coberta por jornalistas de Cultura.
O mundo “supimpa” de Liniers é existencialista, meigo e “supimpa”, como diz o título no original em espanhol. Suas tiras, publicadas em diversos países, entre eles o Canadá, França e Peru caminha para se tornar uma das mais importantes obras desta década, tanto em repercussão de público quanto de relevância para os quadrinhos como um todo. Agora, é esperar por novos volumes da série.

Deu vontade de ler? Faça o download aqui: Nº1, Nº2, N º3
O Top 30 foi tirado da revista O Grito.
Textos por Paulo Floro e Talles Colatino
Post por Ju Sotnas

Nenhum comentário: